Em Grand Theft Auto V, a história decorre na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do Sul. Los Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Pela primeira vez na série, em Grand Theft Auto V existem três protagonistas jogáveis: Michael De Santa, Trevor Philips e Franklin Clinton. A história segue os seus esforços para planear e executar seis grandes assaltos a acumular riqueza para si mesmos, além dos seus conflitos particulares como homens de personalidades completamente distintas.
Um modo multijogador online, chamado Grand Theft Auto Online[11] (ou GTA Online) também está incluído no jogo, permitindo até trinta jogadores fazerem tarefas e missões cooperativas e competitivas dentro do cenário usado no modo historia. Os produtores visionaram Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de alguns dos seus projetos anteriores, como Red Dead Redemption e Max Payne 3. A produção começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV, e focou-se na inovação das mecânicas centrais da série ao dar ao jogador o controle dos três protagonistas.
Grand Theft Auto V foi universalmente aclamado pela crítica especializada e pela comunidade de fãs pela sua história, os personagens, a apresentação e a jogabilidade em mundo aberto. Os agregadores de críticas GameRankings e Metacritic deram à versão PlayStation 3 97.01% e 97/100 e à versão Xbox 360 97.5% e 97/100, respectivamente, fazendo de Grand Theft Auto V um dos jogos mais bem avaliados de sempre. Grand Theft Auto V ganhou diversos prémios "Jogo do Ano" de várias publicações da especialidade. Também gerou muita controvérsia devido à representação de temas violentos, como o uso de tortura e a psicopatia de Trevor, bem como o tratamento dado às mulheres. Um sucesso comercial, Grand Theft Auto V rendeu para a Take Two $800 milhões de receita nas primeiras 24 horas de vendas (batendo o recorde de Call of Duty: Black Ops II que tinha rendido $500 milhões), e $1 bilhão nos primeiros três dias, o que fez com que se tornasse o maior lançamento da história do entretenimento e o produto que mais vendeu em menos tempo.